E dentro desse grande ciclo temos vários, milhares e quase incontáveis ciclos menores, cada um com seu começo, com seu meio e todos com seus diversos fins.
Às vezes, pensamos que não conseguimos concluir algo, mas na verdade não significa que o ciclo não foi fechado, foi fechado sim, mas não da maneira que esperávamos.
Outras vezes, os ciclos são longos e difíceis, mas tem seu mais recompensador fim, o fim de uma batalha, de uma luta de 18 anos, esse foi o ciclo de Ana Cristina na UFRN, que começou com uma graduação e terminou com seu tão sonhado doutorado.
Eu me encho de orgulho em poder dizer que ajudei a deixar registrado esse fim de ciclo. Quando conversarmos pela primeira vez e que ela me falou que gostaria de levar suas lembranças daquele local em que boa parte da vida, longe da família, passou com seus livros, professores, amigos... sua história!
E entre os ciclos, há suas passagens e essas fotos marcaram essa passagem de Ana, registros que contam uma etapa da sua vida, e que algumas coisas ela fez questão que estivessem presentes, como sua cachorrinha Hermione e seu namorado Eugênio (e aqui uma piada interna: Euuuugggggêêêêêêniiiioooooo... espero que você esteja rindo agora, Ana! hahahahahahaha).
E como ela está voltando pra sua cidade, Apodi, quis levar um pouquinho de Natal e não há nada mais cara de Natal que uma praia, né?! Pra gente fechar o ensaio com chave de ouro...
Foi um prazer enorme estar com vocês!
É por isso que cada vez mais, na minha profissão eu acabo dizendo que coleciono pessoas.
Não tenha dúvida, Ana, que sua história será pra mim e pra muitos que puderem me ouvir contá-la, um exemplo de determinação!